.

Conceito de CIS do Exercício APOLO13 
O cenário criado para o Exercício APOLO13, assim como a integração deste com o Exercício internacional de helicópteros da Agencia Europeia de Defesa (EDA), HOT BLADE 13, levaram à criação de um complexo sistema de Comunicações e Sistemas de Informação (CIS) que permitiu integrar no mesmo exercício a grande quantidade e diversidade de meios técnicos à disposição.

 

O desenho da infraestrutura CIS para o APOLO13 assentou no emprego tático dos meios disponíveis, na situação tática criada para o exercício, bem como, ao mesmo tempo, permitir o apoio real CIS às diferentes estruturas do Exercício.

  

Adicionalmente decorreu em simultâneo com o APOLO13, o Exercício de comunicações Inter-ramos, ITX 01, coordenado pelo CCC/EMGFA, que permitiu testar, em ambiente operacional, os módulos CSI habitualmente utilizados em Exercícios da FRI. Estes equipamentos permitiram integrar a rede segura do EMGFA no APOLO13.

 

No âmbito das comunicações utilizando o Combat Net Radio, P/PRC 525, que atualmente equipa, total ou parcialmente, as unidades operacionais da BrigRR, pretendeu-se tirar o máximo rendimento das suas características técnicas e operacionais configurando uma rede segura de Brigada (Voice over IP Data) com integração do GPS Report (Tracking) no SICCE.

   

S.Exa o MDN toma conhecimentos dos meios CIS instalados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O oficial de Comunicações e Sistemas de Informação da BrigRR expõe a S.Exa o Ministro da Defesa Nacional as potencialidades da infraestrutura de CIS levantada para o APOLO13.

 

Posto de Comando

 

Briefing sobre o APOLO13 pelo Chefe de Estado_Maior / BrigRR

 

 
Símbolo de Acessibilidade à Web  [D Em conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C