​Na hora de decidir qual o futuro a seguir, o apoio dos pais e encarregados de educação é fundamental para orientar os jovens rumo a uma carreira de sucesso. 

Conhecer todas as opções disponíveis permitirá alicerçar e fortalecer a sua decisão.

Quer seja para seguir estudos ou para entrar no mercado de trabalho, o Exército pode ser uma opção.

Neste espaço, exclusivamente dedicado a si, mostraremos quais as vantagens que o seu educando poderá encontrar se pertencer à nossa Equipa.

​​

Seguir Estudos

 

"Acabei o 12.º ano e agora?" Esta é uma das questões mais comuns dos nossos jovens.

​Para os alunos que terminaram o ensino secundário e pretendem prosseguir os estudos, a Academia Militar (AM) disponibiliza uma oferta formativa no ensino superior, na área das ciências militares, engenharia, transmissões e saúde. Enquanto estabelecimento de ensino superior público universitário militar, a AM forma Oficiais destinados aos quadros permanentes das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana, conferindo o grau de mestrado aos seus alunos.

Ao contrário dos restantes estabelecimentos de ensino superior, na Academia Militar os alunos estão isentos do pagamento de propinas, auferindo de um soldo mensal cujo valor aumenta de ano para ano. Os formandos têm também direito a alojamento e alimentação por conta do estado e a artigos de fardamento e assistência médica, medicamentosa e hospitalar.

Após a conclusão do mestrado, os futuros militares têm emprego garantido, ingressando diretamente nos quadros permanentes do Exército e da GNR.

Em Academia Militar poderá encontrar informações mais detalhadas sobre as condições de admissão, os cursos de mestrado, o dia-a-dia e ainda os contactos.

​​

Entrar no mercado de trabalho

 

​Para os jovens que pretendam encetar uma carreira profissional, o Exército oferece uma vasta variedade de especialidades nas quais poderão exercer funções, consoante as suas habilitações literárias. Quanto mais altas forem as habilitações literárias, mais alto poderão ascender na hierarquia militar.

Para os oficiais e sargentos que ocupam postos de comando e chefia é uma excelente oportunidade para desenvolver competências de liderança, algo que no futuro lhes abrirá portas para o desempenho de altos cargos.

É verdade que o contrato que oferecemos é apenas de 6 anos (7 anos se o militar optar por primeiramente ingressar em regime de voluntariado). No entanto, dispomos de um conjunto de incentivos que permitirá ao seu educando enriquecer a sua formação durante a prestação do serviço militar e encontrar apoio no momento da reinserção no mercado de trabalho.

(Aqui encontrará informação mais detalhada sobre cada um dos incentivos).

Para além dos incentivos mencionados, os militares nas categorias de Praças e Sargentos que cumpram, no mínimo, um ano de serviço efetivo poderão concorrer à Escola de Sargentos do Exército (ESE). A ESE forma militares para o ingresso nos Quadros Permanentes, na categoria de Sargentos. Em Escola de Sargentos do Exército poderá consultar as informações necessárias sobre a admissão na Escola.

No decorrer do seu percurso militar, estaremos sempre ao lado do seu filho ou da sua filha, apoiando-o(a) no seu crescimento pessoal e profissional. Caber-lhe-á aperfeiçoar as suas habilitações literárias e valorizar as suas competências para que, no futuro, consiga singrar e atingir o êxito profissional.

Em qualquer uma das situações, é importante saber que a adaptação à vida militar é exigente e nem sempre fácil. Antes de serem militares, os jovens frequentam a formação militar, momento que porá à prova toda a sua capacidade física e mental.

Tanto na formação inicial como durante o seu percurso militar, os jovens aprenderão e cimentarão valores fundamentais enquanto pessoas e militares, igualmente imprescindíveis para vencer no mercado de trabalho. A disciplina, o cumprimento de horários, a responsabilidade, o sacrifício, a camaradagem e o trabalho em equipa andarão sempre de mãos dadas.

Porque sabemos que este é um momento chave na vida do seu educando, mostramos toda a nossa disponibilidade para responder às suas dúvidas e questões.

 

Contacte-nos através do e-mail recrutamento@mail.exercito.pt, do número gratuito 800 20 12 74 ou visite-nos num dos nossos Centros de Recrutamento ou Gabinetes de Atendimento ao Público.

 

Teremos todo o gosto em falar consigo!

 
Exército Portugues
Iremos até onde a Pátria for,
e seja em paz,
ou seja em guerra,
que este clamor
vibre imortal,
de mar em mar,
de serra em serra:
Portugal! Portugal! Portugal! 

Hino do Exército, 1945,
Letra de Adolfo S. Muller
© Exército Português 2016