.

  



 

 

História

 

As Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento-OGFE, são um Estabelecimento Fabril do Exército nascido, em 1 de Setembro de 1969, da fusão das Oficinas Gerais de Fardamento-OGF com a Fábrica Militar de Santa Clara-FMSC.

Embora, ao longo da sua existência, estes dois antigos Estabelecimentos Militares, tivessem conhecido outras designações, pode dizer-se que as OGF nasceram em 1903, com a criação, em Lisboa, de uma Oficina e Depósito de Fardamento e que a FMSC teve origem na Fábrica de Equipamentos e Arreios, criada no ano de 1927.

Remontando a 1907, vemos que a Oficina e Depósito de Fardamento transforma-se, pela necessidade crescente de se constituírem reservas avultadas para abastecimento das tropas, no Depósito Central de Fardamentos-DCF que, como o seu nome indica, centralizou a aquisição das matérias-primas e a manufactura dos fardamentos para todo o Exército.

Alargou-se o seu âmbito, em 1911, com a criação da Sucursal do Porto e a entrada em funcionamento da Fábrica de Calçado, no Edifício de Santa Engrácia, onde se laborou até 1942, ano da instalação definitiva na “Nova Fábrica”, dando origem a um Bloco Industrial situado no extremo ocidental do Campo de Santa Clara, no local da antiga Fundição de Canhões do Real Arsenal do Exército.

Em 1926, o DCF, ao ser definido o seu âmbito como Estabelecimento Fabril de Produção do Ministério da Guerra, é desdobrado em Depósito Geral de Fardamento-DGF e Oficinas Gerais de Fardamento e Calçado-OGFC.

Esta última designação, pela Lei nº 2.020, de 19 de Março de 1947, foi encurtada para OGF, tendo-se mantido até 1969, ano da já referida junção.

A partir desta, e com a entrada em funcionamento das sucursais e delegações ultramarinas, devido à Guerra de África, a área industrial das OGFE, atinge a sua máxima extensão, ocupando também o extremo oriental do Campo de Santa Clara, local da antiga Fundição do mesmo nome e da Fábrica de Armas, cujo espólio deu origem ao Museu de Artilharia que aqui nasceu e funcionou, de 1851 a 1876, ano da sua instalação definitiva nas dependências desocupadas da antiga Fundição de Baixo.

   

 

  

 
Símbolo de Acessibilidade à Web  [D Em conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C