​​​​​​​​​​​​​​​

Formação Modular do Catalogo Nacional de Qualificação​​


Biblioteca, Arquivo e Documentação​


Finalidade: Habilitar os militares para o desempenho de funções relacionadas com os arquivos correntes das U/E/O do Exército.

Destinatários:  Sargentos e Civis do Exército​​​​​​​


Canalizador/a

Finalidade: Habilitar os militares a efetuar a montagem, a conservação e a reparação de redes e equipamentos de águas frias e quentes, de aquecimento central, ar comprimido e de condução de águas pluviais e residuais, de acordo com os regulamentos técnicos inerentes e as medidas de segurança, higiene e saúde no trabalho.​

Destinatários: Praças do Exército​​


Carpinteiro/a e Carpinteiro/a​ de Limpos​​

Finalidade: Habilitar os militares a executar, montar, reparar e assentar elementos construtivos em madeira e seus derivados, utilizando ferramentas manuais, ferramentas elétricas manuais e máquinas-ferramenta.

Destinatários: Praças do Exército ​​


Comandante Secção de Alimentação​

Finalidade: Habilitar militares a desempenhar as funções de Comandante de Secção de Alimentação de UEO, Chefe de Equipa de Alimentação, Supervisor Técnico do Serviço de Alimentação ao nível de Pequena Unidade, Gerente de Messe e Formador de cursos nesta área. ​

Destinatários:  SAj/1SAR/2SAR do QP QAS e em RV/RC do Exército, podendo ser frequentado por Sargentos de outros Ramos das Forças Armadas ou das Forças de Segurança.​ ​​


Cozinheiro

​​Finalidade:  Habilitar os militares para o desempenho das funções de cozinheiro das Unidades.

Destinatários:  Praças  do Exército



Finalidade: Surge da necessidade do Exército em recrutar quadros intermédios, numa perspetiva de serviço a curto e médio prazo, para desempenhar funções específicas dentro da organização, advogados, juristas, psicólogos e outros, nos postos de Aspirante, Alferes e Tenente.

Destinatários: Podem concorrer os cidadãos que satisfaçam os requisitos de admissão e se comprometam a prestar serviço no Exército por um período mínimo de dois anos, prorrogável anualmente até ao máximo de seis anos.​


​​CFGCPE-RV/RC

Finalidade: Surge da necessidade do Exército em recrutar quadros base numa perspetiva de serviço a curto e médio prazo, para desempenhar funções dentro da organização.

Destinatários: Podem concorrer os cidadãos que satisfaçam os requisitos de admissão e se comprometam a prestar serviço no Exército por um período mínimo de um ano, prorrogável anualmente até ao máximo de seis anos.​


 

CFO-RV/RC

Finalidade: Surge da necessidade do Exército em recrutar quadros intermédios, numa perspetiva de serviço a curto e médio prazo, para desempenhar funções equivalentes às dos Oficiais do Quadro Permanente, nos postos de Aspirante, Alferes e Tenente.

Destinatários:  Podem concorrer os cidadãos que satisfaçam os requisitos de admissão e se comprometam aprestar serviço no Exército por um período mínimo de dois anos, prorrogável anualmente até ao máximo de seis anos.​   ​​


CFS-RV/RC

Finalidade: Surge da necessidade do Exército em recrutar quadros intermédios, numa perspetiva de serviço a curto e médio prazo, para desempenhar funções equivalentes às dos Sargentos do Quadro Permanente, nos postos de 2º Furriel, Furriel e 2º Sargento.

Destinatários: Podem concorrer os cidadãos que satisfaçam os requisitos de admissão e se comprometam a prestar serviço no Exército por um período mínimo de um ano, prorrogável anualmente até ao máximo de seis ano​s.


​​Eletricista de Instalações

Finalidade: Habilitar os militares a executar instalações elétricas de edificações bem como efetuar o controlo, a colocação em serviço e a manutenção dos dispositivos dos aparelhos elétricos, eletrónicos e de domótica, de acordo com as normas de higiene e segurança e ambiente e os regulamentos em vigor.  

Destinatários: Praças do Exército 


Empregado de Restaurante/Bar

Finalidade: Habilitar os militares para o desempenho das funções de restaurante/bar das Unidades.

Destinatários: Praças do ​Exército 



Finalidade: Habilitar os Oficiais RV/RC com as competências técnicas para o  exercício do cargo de técnico de Pessoal e Secretariado na área de Pessoal de uma U/E/O do Exército ou cargo técnico em órgãos da área de Recursos Humanos, no posto de Aspirante a Oficial.

Destinatários: Oficiais RV/RC


Esp 651 - SP Pessoal e Se​cretariado Curso de Formação de Sargentos (CFS)

Finalidade: Habilitar os Sargentos RV/RC com as competências técnicas para o  exercício do cargo de técnico de Pessoal e Secretariado na área de Pessoal de uma U/E/O do Exército ou cargo técnico em órgãos da área de Recursos Humanos, no posto de 2º Furriel, Furriel e 2º Sargento.

Destinatários: Sargentos RV/RC



Finalidade: Habilitar os militares a executar revestimentos em paredes, pavimentos e tetos, utilizando ladrilhos e placas naturais ou artificiais.

Destinatários: Praças do Exército   

Mecânico Auto

Finalidade: Habilitar os militares para o desempenho das funções de Mecânico Auto. Os militares ficam igualmente habilitados a desempenhar as funções em situação de campanha.

Destinatários:  Prioritariamente Praças do Exército, podendo ser frequentado por elementos dos outros Ramos das Forças Armadas ou Forças de Segurança, nomeadamente GNR, quando determinado pelo Comando do Exército.​


Mecânico de Equipamento Pesado de Engenharia

Finalidade: Capacitar o formando com as competências necessárias para proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações nos diversos sistemas dos equipamentos de movimentação de terras de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e proteção ambiental aplicáveis.

Destinatários: Praças do Exército​



Finalidade: Habilitar os formandos com os conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, necessários a operarem como Metalomecânico.

Destinatários: Praças​ do Exército




Operador de Equipamento Pesado de Engenharia

Finalidade: Habilitar militares com as competências necessárias para conduzir e manobrar de modo autónomo e de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde os diferentes tipos de equipamentos industriais destinados à movimentação de terras e outros materiais, nomeadamente operações de carregamento, transporte, demolição, desmonte, espalhamento, empurramento, nivelamento, despejamento, compactação, escavação e perfuração, quer em operações de campanha, quer em auxilio da sociedade civil.

Destinatários: Praças em regime de Voluntário e/ou Contrato​


Operador de Panificação

Finalidade: Habilitar militares especialidade de Panificação, para o desempenho das funções de operador de panificação das Unidades.

Destinatários:  Praças  do Exército



Finalidade: Habilitar os militares a executar alvenarias e acabamentos, montagem de estruturas e coberturas e proceder a diferentes assentamentos, tendo em conta as normas de construção estabelecidas e as medidas de segurança, higiene e saúde no trabalho.  

Destinatários: Praças do Exército


​​Pintor/a de Construção Civil

Finalidade: Habilitar os militares a executar acabamentos, no interior de edifícios, bem como em madeiras e superfícies metálicas, preparando e revestindo superfícies com tintas e vernizes, tendo em conta as medidas de Segurança, Higiene e Saúde no trabalho. 

Destinatários: Praças do Exército


​​Sargento Mecânico de Equipamento Pesado de Engenharia​

Finalidade​: Habilitar Sargentos do Serviço de Material com os conhecimentos e competências necessários para executar de modo autónomo o diagnóstico, a reparação e a verificação dos sistemas mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de equipamentos de movimentação de terras, de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidos pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental aplicáveis, quer em operações de campanha quer em auxílio da sociedade civil.

Destinatários: Sargentos do Serviço de Material​


Finalidade: Habilitar os militares a executar, montar e reparar estruturas metálicas, caixilharias e outros elementos metálicos não estruturais, de acordo com as especificações técnicas e respeitando as regras de segurança e higiene no trabalho.

Destinatários: Praças do Exército​


​​Socorrismo

Finalidade: Habilitar os militares a executar as tarefas do socorrista relacionadas com a avaliação, prestação de assistência e transporte, de vítimas ou doentes, em tempo de paz ou em situação de campanha.

Destinatários:  Praças do Exército, podendo ser frequentadas por praças de outros Ramos das Forças Armadas ou das Forças de Segurança.​







​​


Formação profissional ao abrigo de protocolos com entidades externas ao Exército

Co​zin​heir​​o

FinalidadeQualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)  Nível 2.

Educação e Formação de Adultos. 

Curso completo com DIPLOMA​

Destinatários:  Praças  do Exército


 




 
Exército Portugues
Iremos até onde a Pátria for,
e seja em paz,
ou seja em guerra,
que este clamor
vibre imortal,
de mar em mar,
de serra em serra:
Portugal! Portugal! Portugal! 

Hino do Exército, 1945,
Letra de Adolfo S. Muller
© Exército Português 2018