O Curso habilita o militar a executar missões de âmbito estratégico, operacional ou tático, com elevado grau de independência e em condições de grande risco e em que sejam necessárias diversas qualidades, nomeadamente: espírito de sacrifício, adaptação, tenacidade, vontade forte e constante, rusticidade e resistência, sobriedade e discrição, camaradagem e coesão.
Os militares são instruídos a integrar Forças de Operações Especiais na execução de Operações Especiais de ação direta, na retaguarda das forças inimigas, nomeadamente, ações de reconhecimento especial, de ataque ou destruição de objetivos críticos e elevada complexidade, de preparação de atuação de outras forças, de libertação e recuperação de prisioneiros, de salvamento e recolha de pessoal.
São igualmente habilitados a utilizar técnicas de infiltração e exfiltração. Sobreviver, utilizando os recursos disponíveis no terreno, em situação de campanha e isolamento ou perda de contacto com a cadeia de comando.
O curso tem a duração de aproximadamente 13 semanas (68 dias úteis) para a categoria de Praças e aproximadamente 15 semanas (77 dias úteis) para as categorias de Sargentos e Oficiais.
Em caso de não aproveitamento ou exclusão, o militar regressa à sua situação anterior.