O General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão nasceu em Lisboa, em 17 de fevereiro de 1962, tem 46 anos de serviço e foi promovido ao atual posto a 1 de março de 2023.
É Chefe do Estado-Maior do Exército desde 01 de março de 2023.
Está habilitado com o Curso de Infantaria da Academia Militar, os cursos curriculares de carreira, o Curso de Estado-Maior e o Curso de Oficial General. Possui ainda, entre outros, o ACE Orientation Staff Course .
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, das Forças Armadas, na Defesa Nacional e no estrangeiro.
De Comando e Direção: No 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado da Brigada Mista Independente, como Comandante de Pelotão de Morteiros Pesados, Comandante de Companhia de Atiradores e Comandante. Na Academia Militar, como Comandante de Corpo de Alunos. Na Brigada de Intervenção, como 2.º Comandante. Na Brigada Mecanizada, como 2.º Comandante e Comandante. No Comando de Pessoal, foi Comandante, cargo também designado por Ajudante-General do Exército e foi Comandante das Forças Terrestres.
De Estado-Maior: No 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado da Brigada Mista Independente, como Oficial de Pessoal, Oficial de Informações e Oficial de Operações. No Departamento de Planeamento Estratégico de Defesa da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, como responsável pelo processo de criação das EUROFORÇAS e levantamento do Quartel-General da EUROFOR em Florença. No Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, como Diretor de Serviços, tendo integrado a Autoridade Coordenadora e Segurança da EXPO 98. Na Brigada Mecanizada Independente, como Oficial de Operações. No Estado-Maior-General das Forças Armadas, como assessor do General Adjunto para o Planeamento e Operações, e no Estado-Maior do Exército, como Diretor-Coordenador.
De Docência: No Instituto de Altos Estudos Militares, como professor da Secção de Ensino de Tática.
Cumpriu duas missões no estrangeiro. No âmbito das Forças Nacionais Destacadas, Participou na Kosovo Force (KFOR), Operação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) naquele território, como Comandante da Reserva Tática Terrestre do Comandante da KFOR, e na República Centro Africana, como Deputy Force Commander da United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic (MINUSCA).
Da sua folha de serviços constam dezasseis louvores, sendo um de Ministro da Defesa Nacional, dois de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, um de Secretário de Estado da Defesa Nacional, cinco de Chefe do Estado-Maior do Exército, quatro de outros Oficiais Generais e três de outras entidades militares.
Foi agraciado com a Ordem Militar de Avis, Grande Oficial, e condecorado com sete Medalhas de Serviços Distintos, Grau Prata, as Medalhas de Mérito Militar, 1.ª e 3.ª Classes, a Medalha de D. Afonso Henriques-Mérito do Exército, 1.ª Classe, e as Medalhas de Comportamento Exemplar, Graus Ouro e Prata.
Das condecorações estrangeiras que possui, destacam-se a Medalha “Cruz Comemorativa para as missões de Paz - Kosovo", da República Italiana, a Medalha da Ordem Nacional de Reconhecimento, Grau Comendador, da República Centro Africana, a Medalha “Gran Cruz del Mérito Militar, Distintibo Blanco”, do Reino de Espanha, a Medalha “The Land Force Emblem of Honor”, da Roménia, a Medalha "Unidad Simbólica Miguel Antonio Caro", da Colômbia, a Medalha Militar “Irmandade dos Exércitos Americanos”, da Conferência dos Exércitos Americanos, e a Ordem Iberoamericana “General Infante Chaves”, da Fundação Carlos III e é Oficial da “Légion d’Honneur” da República Francesa.
Foi também agraciado com a Medalha de Honra do Município da Guarda, Grau Ouro, que outorga o título de “Cidadão Honorário da Guarda” e com a Medalha do Concelho de Arganil, Grau Ouro. Possui igualmente o título de “Cidadão Honorário”, atribuído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
É casado com Dona Ana Couret Pereira Branco Ferrão e tem duas filhas.