CARACTERIZAÇAO GENÉRICA
As Pessoas são o ativo mais importante e valioso do Exército, porquanto são elas que efetivamente planeiam e executam as atividades e missões que permitem ao Exército bem cumprir, no quadro das atribuições que lhe estão cometidas.
Os homens e as mulheres que servem no Exército Português, como oficias, sargentos, praças ou funcionários civis, preparam-se e trabalham para atingir elevados padrões de desempenho profissional, sempre movidos pelo espírito de bem servir e pela plena aceitação da sua condição militar, pautando a sua conduta por valores éticos e morais, que lhes conferem uma diferenciada capacidade de adaptação e resiliência, mesmo nas situações mais adversas e de maior risco.
A valorização dos Recursos Humanos do Exército, através do ensino e da formação, é um processo permanente e sustentado, orientado para a aquisição de competências específicas que, tendencialmente, são externamente acreditadas e reconhecidas, tanto a nível nacional, como internacional. Esta valorização, para além de assegurar maior eficácia e eficiência operacional aos seus quadros, contribui ainda, de forma substancial, para a reinserção dos militares dos regimes de voluntariado e de contrato no mercado de trabalho civil, aquando do final do seu vínculo contratual com o Exército.
É assente em Valores seculares e na Valorização profissional permanente que os Militares e Civis que servem no Exército, sempre alicerçados no exemplo e no mérito dos que os antecederam, trabalham diariamente para melhor servir Portugal e os Portugueses.